sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A historia do habbo

História

(ATENÇÃO: As referências originais desta seção não foram aplicadas neste texto. Por favor, considere editar fazendo isto.)
Supõe-se que as origens do Habbo sejam o Mobiles Disco, um projeto hobby criado pelo designer criativo Sampo Karjalainen e pelo tecnólogo Aapo Kyrölä para uma banda finlandesa, uma sala de conversa virtual funcionando com a tecnologia criada por Aapo, Aapo's Fuse. Após serem contratados para criar um jogo virtual com chat chamado Lumisota (Snow Wars) para uma ISP finlandês, Elisa, eles foram contratados para outro projeto. Eles desenvolveram Hotelli Kultakala (eng. Hotel Goldfish) com uma pequena equipe de desenvolvedores e ele foi lançado em agosto de 2000 na página do ISP.
Aapo, Sampo e Dee Edwards, um empreiteiro do Reino Unido, quiseram criar um negócio internacional baseado no conceito de hotel virtual.Então levantaram financiamento e começaram a trabalhar no plano em Outubro de 2000. No final de janeiro de 2001, o Habbo Hotel foi lançado em modo beta. O novo hotel foi lançado oficialmente algumas semanas depois, voltado para o mercado adolescente, já com sistema de pagamento e vendas, funcionando em um HQ em Londres. Ele tinha um novo sistema de créditos e comunidade e recursos segurança. O próximo hotel foi lançado na Suíça alguns meses depois, em quatro línguas. Desde então se expandiu para 31 países em 5 continentes, incluindo Hotelli Kultakala na Finlândia, que foi feito dentro de um Habbo Hotel e foi investido por capitalistas de risco.
Ao longo dos anos, o Habbo mudou seu visual e sua aparência como site, tendo a última ocorrida em julho de 2009.
Em agosto de 2007, a comunidade chinesa do Habbo foi fechada temporariamente, sendo esta a primeira vez que um site Habbo foi fechado. O mercado chinês desafiador e os elevados custos operacionais levaram à decisão de fechar o serviço. Clientes na China foram redirecionados para outras comunidades Habbo. Em dezembro de 2008, a comunidade Habbo da Rússia anunciou que iria fechar em fevereiro de 2009 como resultado de baixos números. Aqueles no site com "mobis" (mobília virtual que pode ser utilizada para mobiliar os quartos do hotel, que são compradas com o uso de Habbo Moedas ou Moedas, que podem ser trocadas por dinheiro real dado a Sulake) foram informados de que eles deverão receber códigos de crédito para uso na comunidade Habbo dos E.U.A..
No final de maio de 2009, foi aberta uma nova versão do Habbo para alguns Habbos testarem antes de ser usada oficialmente. Na nova versão do Habbo, o cliente utiliza Flash em vez de Shockwave, e a interface do Hotel foi alterada.
Em Janeiro de 2010, foi anunciado que o Habbo E.U.A. e o do Canadá seriam fundidos, com término em abril de 2010.

No Website

ATENÇÃO: As referências originais desta seção não foram aplicadas neste texto. Por favor, considere editar fazendo isto.)
Muitas atividades e recursos estão disponíveis no site do Habbo e não aparecem no Hotel propriamente. A seção de comunidade do site apresenta notícias atualizadas regularmente e eventos sobre o serviço. Salas de bate-papo recomendadas, páginas de grupos e usuários populares e etiquetas interessantes ao usuário também são acessíveis a partir do site. O site já teve mais de cinco diferentes versões. Nos últimos três anos, o site se tornou mais integrado ao Hotel. Antes de 2006 os usuários efetuavam login no Hotel, agora efetuam pelo site, que os liga ao Hotel. O site fornece informações sobre o balanço dos créditos do usuário, grupos, salas e até amigos.

Páginas de Usuário

Esta é uma funcionalidade que permite aos utilizadores personalizar sua própria página web que é exibida no site, coloquialmente chamada Habbo Home. A página web pode ser acessada de dentro do hotel, e permite a interação do usuário com a página inicial do usuário, bem como a interação dentro do hotel. As páginas web são exibidas com a aparência avatar do usuário caráter e missão. Os usuários podem personalizar a sua página web com uma seleção de colantes, etiquetas e fundos, podendo vários destes serem comprados com créditos para acrescentar à pequena gama padrão de recursos.

Grupos

Grupos são "clubes" especiais que os usuários podem fazer parte. Eles tem um formato similar ao das páginas de usuário. Enquanto os usuários podem participar de um grupo gratuitamente, uma taxa de dez créditos deve ser paga caso algum usuário queira criar seu próprio grupo. Nos grupos, os donos podem mudar o emblema (uma pequena imagem para simbolizar o grupo), personalizar a página, dar/tirar direitos de administrador (a habilidade de mudar o emblema, mudar a página, expulsar membros, dar/tirar outros direitos de membros, etc.) de membros, apagar/alterar tópicos do fórum, ou alterar informações do grupo, como a URL, o nome do grupo, a descrição do grupo, e também a habilidade de fazer o grupo exclusivo ou disponível para qualquer um. Os usuários podem participar de até 50 grupos.

Fóruns

Nos grupos, há fóruns de discussão, aonde os usuários podem postar vários tópicos e temas. Para poder postar nestes fóruns, os usuários necessitam antes confirmar o endereço de e-mail. Os usuários podem teoricamente postar qualquer coisa que desejarem. Uma vez que muitas pessoas passaram a criar spam nos fóruns, foi incluído no Habbo um sistema de "código de segurança", onde os usuários devem digitar uma sequência de caracteres gerada aleatoriamente (ex. jsiqnsp) antes de salvar a mensagem, para evitar o spam.

Barra de Ferramentas

Os usuários podem também baixar a barra de ferramentas Habbo. A barra de ferramentas da comunidade Habbo permite aos usuários saber o que está acontecendo no Habbo, até quando não estão lá. Produzida por Conduit (em inglês), a barra de ferramentas da comunidade permite aos usuários ver suas mensagens, amigos, notícias e links para grupos.

Dentro do jogo

ATENÇÃO: As referências originais desta seção não foram aplicadas neste texto. Por favor, considere editar fazendo isto.)
A principal característica dos Habbos é o "Hotel", que é um cliente feito com a tecnologia Flash. O hotel pode ser acessado para usuários logados (que fizeram login) através de uma janela pop-up no site. Quando o usuário acessa o Hotel, ele é levado a uma tela coloquialmente chamada de vista do hotel (ou o cafofo, caso tenha sido configurado para abrir um quarto, e não a vista). A partir desta tela é possível usar a barra de botões, do lado esquerdo. Então passa a ser possível conversar com os amigos (habbos adiconados ao Bate-Papo), que atua como o principal meio de comunicação em todas as áreas do hotel, usa o Navegador para ir para outro quarto. Quando a versão Beta se tornou definitiva, o antigo console foi dividido em dois itens, o Bate-Papo, para mensagens online, e o MiniMail, para mensagens offline (este acessível na página principal do Habbo).

Espaços Públicos

Espaços Públicos são salas que estão disponíveis para todos os membros. Eles geralmente imitam cenários como restaurantes, cinemas e clubes de dança. A maior parte dos Espaços Públicos contém bots que dizem frases pré-programas e que podem dar bebidas e comidas aos membros. Os Espaços Públicos são desenvolvidos pela Sulake e não são customizáveis (personalizáveis) pelos usuários. Alguns Espaços Públicos contém jogos em grupo como BattleBall e Snowstorm. No Battleball, as equipes tentam capturar tantos quadrados quanto possível. Snowstorm é similar aos jogos de tiro em terceira pessoa; os jogadores atiram bolas de neve nos demais para ganhar pontos. Quando o Habbo ficou na fase onde funcionavam juntos o Beta e o antigo, estes jogos foram desativados por não serem compatíveis. Dois Espaços Públicos contém piscinas aonde os jogos Wobble Squabble e Mergulho são jogados. No Wobble Squabble, dois jogadores tentam cada um jogar o outro fora das bóias aonde estão sobre, dentro da piscina, ao pressionar vários botões. Mergulho é um jogo single-player aonde os usuários podem mergulhar enquanto fazem acrobacias no ar; depois os demais usuários dão nota para seu mergulho.

Quartos de Hóspedes

Quartos de Hóspedes são salas que usuários podem customizar infinitamente com Mobis e texturas de pisos e de papéis de parede, que podem ser comprados com Habbo Moedas. Os usuários podem também escolher o formato da sala entre uma grande gama de modelos. Quartos de Hóspedes podem ser criados por qualquer membro e podem ser trancados para permitir acesso apenas a usuários específicos ou detentores da senha. Muitos usuários podem criar seus próprios jogos em seus próprios quartos. Estes quartos são classificados no navegador em várias categorias como "Trocas e Negócios", "Festas e Bate-Papo" e "Jogos e Labirintos". Animais de estimação (pets) virtuais podem ser comprados e mantidos em Quartos de Hóspedes. Os usuários podem interagir com os pets, que poderão obedecer a alguns comandos conforme forem treinados e mantidos felizes e satisfeitos.

Moeda

Há 2 tipos de moeda no jogo. Habbo Moedas (ou Moedas apenas) que são usadas para adquirir mobis (mobília) do catálogo e Pixels (moeda gratuita que se ganha principalmente por permanecer online) com as quais se pode comprar efeitos e Mobis Novato (a mesma coleção que o usuário ganha ao escolher um quarto durante o registro).

Habbo Moedas

As Habbo Moedas, podem ser compradas usando uma variedade de diferentes serviços, como cartão de crédito, telefone, adesivos, LAN house, torpedo SMS, entre outros. Elas também podem ser convertidas em Habbo Câmbios, que são representações das Moedas em forma de mobis, muito úteis para trocas com outros usuários (outros Habbos), por poderem ser retransformados em Moedas a qualquer momento. Os habbos (usuários) podem também fazer parte do Habbo Club (normalmente citado como HC apenas), que é uma assinatura premium paga com as Habbo Moedas. Os recursos disponíveis para quem faz parte são: emblemas novos, novos visuais para seu habbo, novos modelos de quartos disponíveis e um mobi exclusivo para membros do HC/VIP a cada mês.

Pixels

Os Pixels foram introduzidos em novembro de 2008. Diferentemente das Habbo Moedas, eles não são comprados com dinheiro de verdade, e não podem ser trocados de forma alguma. Eles são dados quando o habbo completa alguma conquista, tarefas simples dentro do jogo que recompensam também com um emblema. Eles podem ser usados para comprar efeitos para o habbo, alugar mobis especiais e comprar mobis básicos (Mobis Novato).

Direção e Moderação

ATENÇÃO: As referências originais desta seção não foram aplicadas neste texto. Por favor, considere editar fazendo isto.)
Há 18 ramos de escritório globalmente operados por empregados da Sulake; esses ramos de escritório são o local de trabalho dos operadores Sênior do Habbo local - Essas equipes geralmente incluem um "Gerente", ou Administrador de Conteúdo, que supervisiona a comunidade como um todo, enviando boletins informativos, criando competições, e gerenciando o conteúdo do site; um Administrador de Comunidade, que é responsável pela moderação e orientação em toda a comunidade virtual, através da gestão de Moderadores de jogo e um Administrador de País, que controla o lado comercial da comunidade, como vendas, finanças e administração.
A equipe de escritório também consiste de equipe de suporte ao cliente, que responde às perguntas enviadas através de formulários de contato pelos usuários; e designers gráficos que criam a vasta quantidade de imagens pixelizadas usadas tanto dentro do jogo quanto no site da comunidade.
Existe moderação automática no filtro de linguagem do Habbo, o "Filtro Bobba", que substitui o texto ofensiva pela simples palavra "bobba". A substituição se aplica a qualquer coisa de médio a altamente ofensivo, seja palavras, frases e também sites. Desta forma, o filtro auxilia na moderação do Habbo. Uma funcionalidade adicionada em 27 de fevereiro de 2008 permite que os usuários liguem ou desliguem o Filtro Bobba. Com o filtro desligado, porém, o habbo não pode reportar aos moderadores nenhum outro usuário que estiver usando linguagem ofensiva.

Moderadores & história

De agosto de 2000 até 31 de dezembro de 2005, existiu um programa para usuários experientes de cada comunidade Habbo para que se tornassem Hobbas. Hobbas eram moderadores voluntários não-pagos com poderes limitados que agiram como "guias do hotel". O programa foi suspenso pela Sulake devido a graves problemas de segurança e rápido crescimento da comunidade Habbo. Foi decidido que o Habbo precisava de uma equipe de moderação mais forte e treinada, que seriam empregados da Sulake.

HC = HABBO CLUB

O Habbo Club é quase igual ao Habbo Vip. Mas além de mais antigo, tem 'menos' recursos, como roupas e acessórios. Agora criou-se uma uaplicação que usando ':' e se carregar num Habbo, o nome aparece automaticamente, isso não funciona com os Habbos 'normais'. Custa 15 Habbos Moedas. O preço foi diminuído depois do lançamento do Habbo Vip (antes custava 25 moedas).
Quando o Habbo adere ao HC, recebe de graça um sofá HC (que é verde e almofadas amarelas). Também recebe de graça, um emblema HC (e depois o numero consoante o número de meses que já tem o HC), o emblema é de cor beje.

VIP

Quase igual ao Habbo Club, chegou em 2010 em todos os hotéis, com novos mobis, roupas, caras (nomeadamente com barba), cabelos (e cores fora do normal) e acessórios. Com o VIP, chegou também uma 'coisa' para os quartos, estes podem ficar sem paredes tendo ficado negro há sua volta. O preço é mais caro do que o Habbo Club, custando 25 Habbo Moedas.
Igual ao HC, no VIP o Habbo também rebece um sofá como prémio por entrar no VIP. O sofá é o mais luxuoso que há no Habbo Hotel e tal como no HC, o VIP recebe um emblema com VIP e o numero consoante o mes de entrada. O emblema é preto e branco.

Patrocínio

ATENÇÃO: As referências originais desta seção não foram aplicadas neste texto. Por favor, considere editar fazendo isto.)
Como é um site orientado a adolescentes, o Habbo frequentemente atrai patrocínio de entidades externas a ele. Este patrocínio inclui visitas por músicos bem como vários gigantes empresariais.
Como o Habbo visa os adolescentes, e 90% de seus usuários tem entre 13 e 18 anos, ele recebe muita atenção de organizações de juventude, que educam os usuários a respeito de vários temas.

Recepção

ATENÇÃO: As referências originais desta seção não foram aplicadas neste texto. Por favor, considere editar fazendo isto.)
Em novembro de 2001, The Daily Telegraph listou Habbo como um dos 10 maiores sites de bate-papo e conversa instantânea, descrevendo-o como tendo "grande procura" e "sendo popular entre os adolescentes". Em 2005 e 2006, o Habbo da Austrália recebeu O Prêmio Web Online da NetGuide por ser "o melhor site para crianças e adolescentes". Em setembro de 2006, a Sulake ganhou a competição da Deloitte entre os 50 mais rápidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário